terça-feira, 8 de outubro de 2013

-41 Step in time


ICP, Cast Member... Quanta coisa pra processar. Falei que esse blog não seria informativo, Mas acho que pelo menos um overview geral do programa preciso dar, assim vocês conseguem entender como será minha experiência por lá. Entao vamos, cada passo ao seu tempo antes de avançar...



Estou participando do Disney Internacional College Program (ICP),  hoje chamado de Disney Cultural Exchange Program. Nesse intercâmbio voce viaja para trabalhar no complexo do Walt Disney World, em Orlando-Florida. O programa dura cerca de três meses, começando em meados de novembro e terminando no final de janeiro/início de fevereiro, dependendo da sua data de embarque.

Se é um College Program, significa que você precisa estar na faculdade para faze-lo, pode ser qualquer curso de graduação porém, no semestre do seu embarque você deve estar entre o segundo semestre e o penúltimo período do curso. Como é um programa de trabalho, isso significa que você receberá pra trabalhar por lá.



Mas em que você vai trabalhar? Em tudo quanto é tipo de coisas dentro do complexo Disney, ou seja, parques, resorts e complexos de entretenimento e esportes. As vagas oferecidas são todas de nível operacional, nada gerencial e você pode trabalhar nas lojas, restaurantes, recepção de hotel, nas atrações (brinquedos dos parques), salva-vidas e pode até mesmo ser um dos personagens Disney. Quando você chegar lá, há um treinamento e você aprenderá a desempenhar sua função (role) de trabalho.

Mas aonde você vai morar? A Disney oferece moradia nuns condomínios de lá, coce paga o aluguel desses condomínios enquanto esta trabalhando. Nesses condomínios tem de tudo, apartamentos mobiliados, área de lazer, serviços e transporte para trabalho e supermercados locais onde você fará sua compra de alimentação e etc. Você divide apartamento com gente de tudo quanto é parte do mundo, podendo ser brasileiros mesmo ou qualquer outra nacionalidade. Esses condomínios não são localizados dentro do complexo Disney, mas são relativamente perto e só moram lá pessoas que trabalham na Disney, sejam americanos ou estrangeiros.

Mas como faço pra ir? Tem todo um processo seletivo que envolve esse programa, intermediado por uma agencia aqui no Brasil. Dividido em duas etapas, consiste em uma palestra obrigatória seguidas por entrevistas de emprego. Tudo é auxiliado por um sistema  virtual que te pede preenchimento de documentos até dia da divulgação dos resultados de aprovação.

Entao quer dizer que tem uma agência de turismo responsável? Sim e Não. A STB é a empresa que cuida desse intercâmbio no Brasil, ela funciona como uma espécie de ponte entre nós e a Disney, realizando toda a primeira etapa do processo, e sendo a mediadora nas seguintes fases quanto a documentos, dúvidas e etc. No entanto, diferentemente de outros programas de intercâmbio, não pagamos taxas de serviço à STB, isso porque quem contrata os serviços da STB é a Disney. Ou seja, apesar de todo envolvimento da STB no programa (se não for por ela, você não faz o programa), não estou diretamente vinculado a ela, podendo adquirir serviços complementares como passagens, seguros e travelers check em outras empresas. A STB faz o trabalho dela e está disponível pra auxiliar todos os que estão interessados no programa.

Mas e isso de Cast Member? Cast Member é o que eu vou seu ao trabalhar na Disney. Ao pé da letra Cast Member (ou abreviado CM) é "Membro do Elenco". A explicação disso tudo vem da ideia da Disney em entender o negócio deles com um "Show", então se você trabalha lá você faz parte desse show como um membro do elenco. Dessa forma, sua função de trabalho é um papel (Role, em inglês) desempenhado nesse show, os clientes dos parques, passam a ser os convidados (em inglês, Guest) para ser parte desse show. Cada Guest está envolvido em uma festa (Party, em inglês), onde vão celebrar e comemorar e viver um pouco da magia e encantamento Disney, através dos Momentos Mágicos (Magical Moments) que os CM ajudam a criar. Pra você entender um pouco mais desse Vocabulário Disney, nesse link tem um bom glossário.

Como falei, meu foco não é ser super informativo nesse blog, então, caso você tenha ficado ainda um pouco curioso de como acontece o processo seletivo, sobre o trabalho da STB e outras dúvidas, pode me perguntar, ou ainda vasculhar pelos blog dos CMs que estão viajando comigo. A Amanda, Ana Paula e Yara estão detalhando cuidadosamente sobre essas questões práticas nos blogs delas, vale a pena conferir.

E pra finalizar, um vídeo do programa feito pelo próprio pessoal da Disney:




Have a magical day

Ps: Sobre os títulos dos posts: Sempre começo com a quantidade de dias que faltam para meu embarque no dia 18/11 e sigo com um trecho de alguma música da Disney que esteja relacionada ao assunto da postagem, tento também mudar a foto do perfil para uma que eu esteja com o personagem do filme daquela música. É um jeito pra deixar as coisas mais "Disney Look" por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário